Estimulando o Protagonismo

31 de out. de 2011

Na quarta-feira, 26 de outubro, muitos jovens do Programa Jovens Urbanos foram na Câmara Municipal de Pouso Alegre, participar da VII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. Depois de uma breve apresentação os jovens foram divididos em grupos por eixos temáticos, a turma da Escola Vinícius Meyer participou do eixo "Protagonismo Juvenil".

Como na Câmara Municipal o grupo estava muito grande, alguns jovens não conseguiram participar ativamente. No encontro seguinte resolvi retomar o tema que foi o Protagonismo, onde busquei primeiramente estimular a fala deles sobre os conhecimentos tinham sobre o assunto, um deles disse "protagonista é o ator principal", partindo disso incentivei o grupo a refletir como poderia ser um envolvimento com questões da escola, e eles apontaram mudanças que gostariam de fazer na escola:

- Colocar espelhos e papel higiênico nos banheiros;
- Uniformes diferentes para os jogos, uniformes masculinos e femininos;
- Cortinas, portas, quadros-negros e ventiladores novos;
- Reforma na escola;
- Fazer uma dedetização na escola inteira;
- Construção de uma quadra poliesportiva para a escola;
- Data-show e retroprojetor para cada sala de aula.

Após as pontuações, dialogamos sobre como poderíamos fazer essas requisições e chegamos nas possibilidades: criação de um Grêmio Estudantil, escrever uma carta para o governador do estado, criar um blog coletivo para compartilhar para os outros colegas da escola, conversar com os amigos de outras turmas.


É isso aê!