Primeiro Encontro na E.E. Vinícius Meyer

22 de set de 2011

Após uma breve apresentação de cada jovem e do Programa Jovens Urbanos por mim e pelo coordenador, foi realizada uma atividade para dialogar afinidades onde os jovens se dispersam e se unem em grupos por temas relacionados ao gosto musical, time de futebol, religião e o que gosta de fazer no tempo livre. Essa atividade tem o intuito de perceber suas afinidades e mostrar que todos temos coisas que nos unem e outras que nos dispersam, onde o trabalho será focado no que os unem.

Depois desta atividade, distribuí revistas, cartolinas, tesouras e colas para grupos e pedi que fizessem colagens de textos, fotos e imagens que representasse para eles o que é ser jovem, ou o que é a juventude. Entre tantos assuntos que surgiram, os mais destacados foram: moda, comida, viajem, igreja, esporte, beleza, mulher, futebol, música, família, lazer e aventura. Após a apresentação dos trabalhos, os grupos trocaram de trabalhos, o outro grupo fez um círculo com caneta azul o que achava positivo e com caneta vermelha o que achava negativo, depois discutimos as opiniões de cada um em círculo.

Houve um intervalo entre as 15:40 e as 16hs, na volta pedi para os jovens escreverem uma carta para a cidade de Pouso Alegre, contendo o que eles querem para a cidade, ou o que eles sentem falta, disse que poderiam utilizar a parte de trás da folha para fazer um desenho também. Foi entregue o questionário de Ficha de Inscrição (do Jovens Urbanos), e estabelecemos as regras de convivência em conjunto.

Este primeiro encontro aconteceu dia 21/09, na Escola Estadual Vinícius Meyer, Bairro São Geraldo.