Contatos de primeiro grau!!! Turma Onzebê Vinicius Meyer

23 de set. de 2011

  O nosso primeiro encontro foi bem alegre, interessante e produtivo! Apesar de ser apenas o primeiro encontro todos participaram de maneira positiva, respeitosa e cheia de energia!!!
     De início, fizemos a "Dinâmica das Apresentações" em uma roda onde cada um dos participantes falou seu nome e fez um gesto, que em seguida os outros repetiam. Foi bem divertido pois alguns faziam gestos animados e eufóricos, enquanto outros faziam gestos mais discretos. Apesar da "pagação de mico", nós todos rimos muito , o que ajudou a "quebrar o gelo". A dinâmica ajudou demostrar para os jovens que cada um tem sua maneira própria de agir e se comportar, e que o PJU tem como crença a diferença como valor positivo, pois ninguém é igual a ninguém e todos temos defeitos e qualidades, mas o que é mais importante é valorizar sempre as qualidades e valores construtivos.
Em seguida, falamos sobre a proposta formativa do PJU de reconhecer e valorizar os jovens e suas escolhas, e que a participação e colaboração deles é fundamental para o sucesso de todos no PJU, pois é expandindo o horizonte de idéias e o repertório sociocultural , aliados à circulação e apropriação da cidade, que eles terão a oportunidades de tecer novas reflexões e descobertas, ampliando as suas possibilidades e perspectivas no mercado de trabalho e também no espaço público.

No momento seguinte,os jovens iniciaram a confecção do painel: O que é ser jovem? Neste painel, cada jovem escreveu uma palavra ou frase que expressasse sua opinião ou sentimento, explicando depois o porquê e gerando assim uma troca de idéias sadia, inteligente e interessante, abrindo a cabeça para novas descobertas e possibilidades.

Gradualmente o painel foi tomando forma colorida e alegre, com idéias criativas e surpreendentes, demonstrando o quanto eles são capazes, inteligentes e participativos. O painel ( além de bonito!) ficou recheado com as palavras: Responsabilidade, Crescer, Pensador, Feliz, Liberdade, Inteligente, Rebelde, Conectado, Responsável, Jovem é dedicação mas sem medo de ser feliz, Jovem é Revelação - O que tem dentro de você-, Opinião, Ser Jovem é fazer seu próprio mundo com seus próprios pensamentos, Viver com Responsa, É aprendizagem mas também é alegria.




A discussão foi bem saudável, pois os jovens não se intimidaram e disseram o que pensavam, compartilhando e socializando seus conhecimentos. Todos participaram (uns mais, outros menos) deixando o ambiente descontraído e interessante. O painel junto ao debate serviu de para valorizar a ideia de cada um, ressaltando que não havia ideias certas ou erradas, e sim que todas as expressões compunham a juventude, ou melhor, as juventudes que são múltiplas, complexas e verdadeiras. Também foi importante para eles perceberem que, pequenas coisas que fazemos é que contribuem para a construção de algo maior e mais elaborado, e que as atitudes individuais ( como expressar ou não seus pensamentos) sempre refletem no âmbito coletivo.
Neste encontro foram 14 jovens, todos alunos do Vinicius Meyer e residem em diversos bairros próximo a escola, a idade varia entre 14 e 16. Todos sem exceção
são visivelmente alegres e felizes, educados e prestativos!!! Fiquei feliz e contente, além de satisfeito com a turma.!!! Espero que todos tenham gostado pois o melhor ainda está por vir!
Obrigado a todos!!!