Olá membros do blog PJU-Pouso Alegre e visitantes!
Como primeiro post meu aqui, gostaria de esclarecer, deixar claro, alumiar uma questão que considero de suma importância, pois discorre sobre a metodologia já utilizada no Programa Jovens Urbanos de São Paulo, e que será uma ferramenta fundamental também dos Educadores do PJU-PA, questão esta chamada: OFICINA!
Aos visitantes do blog que por ventura trabalham como educadores ou trabalham com adolescentes, jovens, adultos... Enfim, com pessoas! Sem dúvidas esta metodologia pode te ajudar!
Chega de conversa mole, vamos ao que interessa.
Como primeiro post meu aqui, gostaria de esclarecer, deixar claro, alumiar uma questão que considero de suma importância, pois discorre sobre a metodologia já utilizada no Programa Jovens Urbanos de São Paulo, e que será uma ferramenta fundamental também dos Educadores do PJU-PA, questão esta chamada: OFICINA!
Aos visitantes do blog que por ventura trabalham como educadores ou trabalham com adolescentes, jovens, adultos... Enfim, com pessoas! Sem dúvidas esta metodologia pode te ajudar!
Chega de conversa mole, vamos ao que interessa.
Porque Oficina?
Oficina é um jeito de aprender e ensinar baseado no princípio do aprender fazendo, valorizando os saberes das crianças e adolescentes.
O que é oficina?
As Oficinas de Educação Integral, projeto de iniciativa da Fundação Itaú Social e coordenação técnica do Cenpec, buscam destacar o papel central que a educação tem no desenvolvimento do ser humano.
No site do Cenpec você encontra sugestões de atividades dirigidas a educadores de escolas e de ONGs, que podem ser desenvolvidas em diferentes espaços. As propostas apresentadas pretendem contribuir com o desenvolvimento de ações educacionais junto a crianças e adolescentes.
As oficinas estão organizadas em seis grupos: Arte e cultura, Esportes, Jogos e brincadeiras, Leitura e Escrita, Saúde e Meio ambiente e Circulação na cidade.
Como desenvolvê-las.
As Oficinas propostas são adequáveis às condições de trabalho e tempo dos interessados em utilizá-las. Podem ser feitas em uma ou mais sessões de até 180 minutos.
As oficinas também possibilitam um trabalho cooperativo entre educadores de uma instituição ou entre instituições parceiras que atendam ao mesmo público. Ao utilizá-las é a intencionalidade de seu trabalho o principal critério de escolha do que fazer. Assim, ao buscar as sugestões de trabalho aqui apresentadas, é você quem constituirá possíveis relações e, ainda, uma eventual progressão entre as oficinas.
Esses grupos relacionam-se entre si e são utilizados apenas para facilitar as buscas no site. As atividades propostas aliam aprendizagens de conhecimentos, ludicidade, habilidades e valores.
Fonte: cenpec.org.br
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