2º Encontro " Fraternidade BETA"

26 de out. de 2011

Nosso segundo encontro foi surpreendente! A participação, colaboração e empenho aumentaram efetivamente, mostrando o quanto nossa turma é criativa, inteligente e gosta muito de produzir alegremente!!!
Nesse encontro, iniciamos com a "dinâmica do barbante", uma maneira de fazer com que os participantes falassem um pouquinho a seu próprio respeito. Nessa dinâmica, o jovem que está com o barbante conta resumidamente suas origens, e depois passa para o colega que faz o mesmo. O barbante vai se entrelaçando, sendo ligado por vários pontos, exatamente como será nosso projeto: em rede, em tramas, conectados e ligados uns aos outros, possibilitando ampliar e fortalecer nossas relações, e novas descobertas. Vale ressaltar que, eles perceberam que se um soltar, afrouxar, ou derrubar o rolo de barbante, toda nossa rede pode ser comprometida.
Logo após a dinâmica, iniciamos a elaboração do cartazes com aquilo que eles vêem como potências ou problemáticas da cidade relacionados aos temas: juventude e cultura, juventude e o mercado de trabalho, juventude e novas tecnologias.
A turma foi dividida em três grupos, e cada grupo fez seu cartaz. Os três grupos se apresentaram e debateram os temas. Ficou nítido o descontentamento e a frustração dos jovens em relação a sua cidade e os governantes. Todos os grupos afirmaram que políticos ( e política) são os vilões da nossa sociedade, pois não investe nos jovens, não capacita-o s, e nem oferecem uma educação de qualidade. Outra frustração é em relação a idade, que os impedem de trabalhar no mesmo momento em que eles tem grande vontade de consumir, mas são impedidos pelas condições socialmente impostas. Em relação as tecnologias, para eles, o problema maior está na má utilização da internet, por crackers, ladrões virtuais, aliciadores de menores, falta de investimento, de mais pesquisas e pesquisadores, importar tecnologias do Japão, China, e EUA.
Como fator positivo, as turmas destacaram iniciativas como a PJU que investe nos jovens, os próprios jovens que "fazem algo", a velocidade das informações na rede e a variedade de profissões possíveis a serem escolhidas.
Foi bem interessante conhecer as opiniões dos participantes. Os jovens se expressaram muito bem, com posições polêmicas e maduras. A participação foi maior, deixando nosso encontro mais rico e dinâmico, dá para ver nossos jovens estão interessados, dispostos e principalmente, tornando-se pessoas mais críticas!
Para minha surpresa e felicidade, a turma mostrou respeito e maturidade, quando coletivamente acordaram não estabelecerem "regras" para convivêcia, se comprometendo dar o melhor de si, evitando assim todo e qualquer mal entendido.
Só tenho agradecer!!!
Abraços