5º Encontro Fraternidade BETA

28 de out. de 2011

Esse encontro foi bem produtivo e dinâmico, com o pessoal interagindo e participando! É muito gratificante ver a turma se divertindo, produzindo e debatendo!

Iniciamos nosso encontro com a discussão sobre o Jornal Jovem. Cada grupo escolheu um para falar sobre seu tema. Todos apresentaram muito bem suas ideias, destacando os assuntos mais interessantes.
Curiosamente, todos os grupos escolheram o temas vinculados a educação e a escola, o que gerou um debate enérgico, com comentários inflamados.
Praticamente todos criticaram a estrutura da escola, os professores - principalmente os mal-educados, sem postura, que desrespeitam os alunos, irresponsáveis que perdem trabalhos, os injustos que marcam os alunos, os carrascos, enfim, os descompromissados com o ensino-aprendizagem-. A turma também reclamou dos alunos que "não querem saber de nada", e ainda atrapalham os outros.
O mais interessante desse debate, foi a turma discutir e refletir o papel da escola e a importância que ela tem em suas vidas, dos problemas e possíveis soluções. Dos debates que produzimos até aqui, esse foi o que o pessoal mais opinou, quase todos tinham algo a acrescentar na troca de ideias. Deu para perceber, pela fala dos alunos que, a turma está enfrentando alguns problemas e dificuldades na escola e com alguns professores.Ficou evidente a falta de diálogo e abertura da escola e de seu corpo docente.
Pegando o gancho do tema escola, cada um elaborou uma "carta à escola", relatando o que gosta, o que não gosta, e como seria a escola ideal. Foi muito positivo, pois, a galera expressou tudo o que sentia, sentimentos que na própria escola não há espaço para se dialogar. Importante é a turma estar consciente dos problemas que afetam a escola e a qualidade do ensino e desenvolvimento dos alunos.
















Seguindo no mesmo clima, confeccionamos os desenhos " Meu Presente/ Meu futuro", onde cada um desenhou o momento presente que estão vivendo, e o futuro que gostariam de ter. Os desenhos foram bem criativos, e serviram de estímulo e reflexão sobre aquilo em que vivem e aquilo em que sonham. Interessante saber que, com poucas exceções, a maioria passa muito tempo na escola, e mesmo assim, gostaria de fazer algum curso superior. Vários foram citados como: Direito, Veterinária, Ed. Física, Medicina, Matemática, e Ciências Cênicas. Isso demostra o quanto nossos jovens estão empenhados em fazer um amanhã melhor.




Por último, mas não menos importante, a galera ajudou tirar as "fotinhas" (fotozinhas viu galera kkk!!!), e as companheiras Diana e Thamyres contribuíram para o nosso diário!!!
Ótimo encontro!
Só tenho a agradecer!
Abraços