Explorações no Centro da Cidade

2 de nov. de 2011

Na última terça-feira (01/11), fizemos uma atividade de exploração no centro de Pouso Alegre, onde os jovens foram divididos em quatro grupos, pedi a eles irem na ACIPA, Galeria Artigas, Clube Literário e Mercado Municipal. O intuito da exploração foi para conhecer a história e funcionamento dos espaços de cultura, arte, história e empresas, observando os frequentadores, procurar saber como podemos participar e tirar dúvidas que surgirem.

Na ACIPA (Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre) os jovens foram recebidos pelo Ricardo (gerente), que apresentou o espaço, o funcionamento e respondeu perguntas e dúvidas elaboradas pelos jovens. Uma jovem ficou tão interessada pelo balcão de vagas de emprego que logo que saiu foi numa Lan House imprimiu seu currículo para deixar na ACIPA. 


A Galeria Artigas estava tendo a exposição de dois artistas: Maristela Oliveira (Cachoeira de Minas) e Osni Carvalho (Caetité), ambas óleo sobre tela, sendo a primeira em estilo acadêmica e o segundo impressionista. Foram recebidos por Zélia (curadora de Osni), que apresentou sobre a história e a obra do artista, os jovens também fizeram perguntas sobre as obras e curiosidades em geral.


No Clube Literário, os jovens puderam conhecer sobre sua fundação, um breve histórico, os eventos que aconteciam, o público frequentador entre outras informações. Eles visitaram o salão de eventos, a sala de TV e a sala de jogos, a Marcela (secretária) apresentou todo o espaço para eles e também respondeu perguntas e dúvidas.


Para o Mercado Municipal, sugeri a eles que procurassem o comerciante mais antigo, pedindo a ele informações sobre a história do Mercado, e também que observassem os frequentadores a variedade de alimentos e produtos que lá se encontram.



O lanche foi feito na escadaria da Catedral, onde alguns aproveitaram para ir na Igreja fazer fotos. No próximo encontro faremos um diálogo sobre as visitas, levantando suas impressões da exploração, os pontos positivos, as dificuldades e as surpresas.