Planos de Ação - Turmas 12 e 14

30 de mar. de 2012

Plano de Ação é o resultado da última etapa do Programa Jovens Urbanos, onde os jovens elaboram um projeto para melhorar alguma questão que julgam ser importante em sua realidade. Acredito que este momento é de grande relevância pois representa o protagonismo do jovem, onde ele propõe e realiza uma mudança prática.

Para as escolhas dos temas, fizemos atividades individuais onde cada jovem refletiu sobre o que gostaria de mudar em seu bairro, cidade, escola ou país. As escolhas foram agrupadas por temas relacionados e foi feita uma votação para os temas mais importantes serem trabalhados em grupos. Abaixo seguem os "Planos de Ação" das turmas 12 e 14.


Jornal Consciente (Turma: 12 | Crionças)
Grupo: Rafaela Pereira, Ricardo Henrique, Andressa Openheimer, Natália Ferreira, Giovani Felix, Juliano Ferreira

Objetivo: Conscientizar sobre o preconceito na Escola Estadual Vinicius Meyer com os alunos do ensino médio em relação aos deficientes físicos e com os negros.

Justificativa: Queremos conscientizar sobre o racismo, e o preconceito com deficientes físicos, pois assim como nós os deficientes físicos e os negros têm os mesmos direitos. Assim promovendo o bem de todos,tentando fazer as pessoas terem mais consciência de suas atitudes.Porque todos nos somos imperfeitos e temos nossas 1003 diferenças,e não são as diferenças físicas que nos tornam inferiores.

Plano de Trabalho
O jornal será impresso, terá uma folha no tamanho A4;
Vai ser distribuído na Escola Estadual Vinicius Meyer, 300 cópias;
Será feita uma visita pelos jovens do grupo a cada turma do 1º ao 3º ano do ensino médio.




Projeto Socioambiental (Turma: 12 | Crionças)
Grupo: Robson Carlos, Eduarda Dias, Carla Rafaela, Diego Gomes

Objetivo: Tornar a cidade mais limpa por meio da conscientização dos cidadãos de todas as idades.

Justificativa: As pessoas colocam a culpa sempre no governo sobre a cidade estar tão suja, mas ninguém percebe que não adianta os trabalhadores varrerem as ruas e tirarem todo o lixo se depois eles mesmos jogam no mesmo lugar mesmo tendo lixeiras perto.

Plano de Trabalho: A divulgação dessa ideia deve ser para todos, tanto para as crianças na escola, para crescerem pensando ecologicamente, para jovens em redes sociais e internet, quanto para adultos e idosos nas ruas e lugares de maior movimento. Foi feita uma apresentação em Power Point, disponibilizada na Internet, e a turma preparou um teatro para apresentar para as turmas de crianças da escola Vinícius Meyer sobre a conscientização.



Jornal 'Diga Não ao Racismo' (Turma: 14 | Tá Tudo Conectado)
Grupo: Taynara Priscila, Gabrielle Ramos, Daniel Miquiles, Thomas Erick, Thallyssom Emidio, Christopher Tercilo

Objetivo: Conscientizar as pessoas a serem menos preconceituosas, pois não é a cor da pele, o jeito da pessoa e o seu modo de ser que define seu caráter, o mais importante é seu brilho dos olhos.

Justificativa: Queremos que as pessoas entendam que não se julga uma pessoa pela cor da sua pele, ou estilo, e sim por sua personalidade. O racismo causa: desigualdade, desunião, discriminação e preconceito.

Plano de Trabalho
Pesquisar textos e fotos sobre o racismo
Produzir um jornal “Diga não ao racismo” como um manifesto de conscientização.
Distribuir o jornal nas escolas para conscientizar os alunos, professores e funcionários.



Diálogo sobre a Comida da Escola (Turma: 14 | Tá Tudo Conectado)
Grupo: Leticia Ribeiro, Rahelen Carol, Caroline Gonçalves, Christopher Tercilo, Gustavo Viana, Matheus Ferreira, Thalissa Antoniele

Objetivo: Muitos dos alunos querem que a comida da escola tenha mais tempero e variedades. Propomos um diálogo com a diretora para entender como funciona a alimentação na escola e verificar onde pode ser melhorada.

Justificativa: Acreditamos que podemos melhorar a comida dos alunos, tornando ela mais balanceada e com mais variedades.

Plano de Trabalho: Propor um diálogo com a diretora da escola com todo o grupo para entender como funciona a alimentação na escola e sugerir opiniões para que ela possa melhorar.