Encontros com os JOVENS INFIINITOS( PANTANO)

9 de fev. de 2012

   Nesses encontros  os jovens falaram um pouco sobre as oficinas que cada um estam fazendo,pois pelos relatos  que ouvi de cada jovens,pude perceber que estam gostando muito das oficinas.
 

   Trabalhamos também a questão do letramento, como que foi o primeiro contato dos jovens  com o mundo da escrita. Desenharam ,é depois fizeram um varal com os desenhos,uma parte do varal foram colocados os desenhos onde o primeiro contato foi fora da escola,e o outro dentro da escola.
 Com essa atividade os jovens também relenbraram um pouco da sua infância.Cada jovem contou como que foi esse primeiro contato com a escrita,e gostaram muito dessa atividade.

   Também falamos sobre a comunicação formal e informal.Separei os jovens em dois grupos para fazer uma pesquisa na sala de informatica da escola sobre esse assunto.Após a pesquisa cada grupo  fez um cartaz explicando o que seria comunicação formal e informal ,é qual seria sua importancia para o mundo.
Pois a comunicação e importante para vida. A comunicação é uma forma de interação na qual se compartilha idéias, mensagens e sentimentos, podendo ter influência sobre o comportamento das pessoas que, por sua vez, irão reagir a partir de suas crenças, valores, histórias de vida e cultura.

      Nesses cartazes colocaram quais seriam os de comunicações informais e formais.
 
 Trabalhei com os jovens,a letra de uma música ``Vinde Verso Meu Endereço``( Adoniram Barbosa) em forma de ditado, para eles treinarem um pouco da escrita.
 Depois de terminar o ditado, dei uma letra da música impressa para cada jovens,onde iriam corrigir o seu ditado.Essa e uma forma de mostras como a escrita e importante.
 Já nesse encontro fizeram uma reflexão dos fimel que assistiram.
O Menino Do Pijama Listrado.
De Pernas Para O Ar.
Levei fotos das cenas dos fimes, onde cada jovem teria que pegar uma foto é falar qual seria a cena, e o que acontecia na cena.Essa e uma maneira deles relembrarem o filme.


 Depois que cada jovem falou a sua cena, montaram um mural com as cenas,é explicando o que acham do filme,é o que aprenderam com ele.
   Como o filme  de permas para o ar falava sobre sexualidade,aproveitei  é trabalhei com eles esse tema.Como na trajetória trama eu já tinha levado as enfermeiras para dar uma palestra para eles sobre doenças, e gravidez na adolescência.
Trabalhei com eles dois texto .
`` Mais Sexualidade`!``
`` A Sexualidade Na Vida Humana``.
Depois de lerem os texto, fizemos uma refexão como os jovens lidam com essa quetão da sexualidade.
Para o encontro ficar mais dinâmico,apliquei a dinâmica do  Espelho Mental,que tem o objetivo de tomar conscência da imagem do seu proprio corpo.


    Apliquei a dinâmica do conhecimento do corpo,que tem objetivo de fazer uma reciclagem sobre os conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino e feminino.
   Desenharam um corpo feminino,é o masculino,trocaram os desenhos,as meninas ficaram com o corpo masculino é os meninos com o corpo feminino,onde teriam que destacar quais são as partes mais atraente do corpo para eles.
 
 Foi um momento  rico para a aprendizagem dos jovens,pois todos participaram da atividade.

 Depois dos bonecos prontos, apresentaram para os seus colegas da sala.
Trabalhei também a questão da auto-estima de cada jovens,com o jogo da auto-estima.
Com objetivo de explicar aos jovens o que é auto-estima e o que influi nela.Com esse jogo pude perceber que os meus jovens estam com a auto-estima boa,mais também relataram que muitas coisas podem afetar a sua auto-estima.


As atividades estam sendo bem produtivas,e aproveitadas pelos os jovens.Obrigada Por Tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!